Páginas, perfil, autor

domingo, 18 de março de 2012

Não plante sementes de adenium no período chuvoso

Neste inicio de ano fiz uma semeadura, depois de quase dois anos sem fazer nenhuma, mesmo com a experiência anterior, cometi um grave erro, ao invetar de semear no período em que mais chove aqui no Maranhão, como resultado, plantei mais de setenta sementes e nasceu bastante, só que com o inverno e suas consequências, o resultado foi desastroso, não resta hoje mais que vinte mudas das mais de quarenta que nasceram, veja as fotos abaixo.

Para o plantio deve se fazer uma espécie de estufa com 'papel filme' aquele que se usa para cobrir alimentos.

As sementes não podem ser 'plantadas', ou seja, enterradas no substrato, pois se fizermos isso elas irão apodrecer e não vão nascer, por isso, deixa elas apenas sobre o solo, como mostrado na imagem.

Esta espécie de estufa, ajuda a reduzir a evaporação da água, mantendo as sementes úmidas e evitando que toda hora seja regadas, o que acarretaria no apodrecimento delas. 

Em pouco mais de dez dias as sementes começaram a nascer.

Pela segunda vez consecutiva nasceu uma semente cuja planta era albina, isso mesmo, essa manchinha branca é uma adenium albina. Morreu é claro, porque as plantas precisam de Sol, porém o albinismo é incompatível com a luz.

Se percebe que as mudinhas logo começam a  a mostrar sua característica, o caule peculiar.




Três meses depois as mudas estão no ponto de serem transplantadas para vasos individuais.

O que fazer com as adeniuns no período chuvoso

As adeniuns são plantas que não gostam de umidade em período algum, mas, nos períodos chuvosos fica complicado esconder as plantas da chuva, e ao mesmo tempo expor ao Sol diário.

Coloquei algumas mudas na biqueira da casa, para evitar chuva em excesso, mas, o resultado foi frustrante, algumas plantas adoeceram, daí tive que expor elas ao máximo de claridade possível.

Em um dia, já se percebe o bem que o excesso de Sol faz as plantas, veja nas fotos abaixo.


















sexta-feira, 16 de março de 2012

Galhos de adenium apodrecendo

Período chuvoso é realmente uma calamidade para quem possui mudas de adenium, principalmente quando se é pego de surpresas com desagradáveis e misteriosas doenças nas mudas. 

Tenho várias mudas de adenium, e aqui no Maranhão neste inicio de ano é quando mais chove. As minhas mudas estão na biqueira da casa, protegidas da chuva. Porém, algumas mudas tem apresentado um sério problema, que ainda não havia observado.

Não teve jeito, tive que fazer uma poda as pressas, podei bem abaixo de onde estava podre, no local do corte passei um pouco de creme dental para ajudar a cicatrizar o corte, espero que a planta fique bem, pois não sei o que causou esse apodrecimento repentino, esta não é a primeira muda que sofre com este problema, então estou atento para ver o que irá acontecer até o fim deste longo período chuvoso.

Abaixo as fotos da planta doente.