Páginas, perfil, autor

domingo, 11 de julho de 2010

Rosa do deserto e suas várias espécies







Texto adaptado do site: http://www.tropicanursery.com/adenium/species.htm (Em inglês)

As espécies ou subespécies
Dependendo de quem você deseja seguir, Adenium seja um gênero com uma espécie altamente variável (obesum A.) ou um com um número de espécies distintas.
O principal argumento, creio eu, para reunir todas as variações juntos é que, apesar das grandes diferenças no fenótipo de flores e plantas, uma ampla gama de formas intermediárias também são vistos. Talvez assim, embora de minha exposição limitada a maior parte das subespécies "parecem muito distintos e não só é fácil identificar o original" subespécies ", mas também reconhecê-los em seus híbridos (embora isso vai mudar como os híbridos se tornam mais complexas).
O argumento de que gostaria de fazer é com relação ao comportamento reprodutivo. Espécies, por definição, não cruzam, e se o fizerem, eles o fazem com dificuldade.
Minha experiência com A. obesum e swazicum A. é que as duas espécies cruzará somente com reticências; Polinizações são necessárias para produzir uma cápsula com sementes pequenas A. obesum como pai de sementes. O cruzamento recíproco, nunca conseguiu sementes que germinem. As vagens de modo conjunto tem apenas algumas sementes na melhor das hipóteses. Mais ainda, as plantas F1 são também quase estéreis, definindo as sementes com dificuldade. Pelo menos esta é a minha experiência pode ser diferente para os outros. Devo referir que o meu clones swazicum A. são todos de habitat sementes coletadas durante muitos clones swazicum A. de cultivo podem ser híbridos.
O mesmo é verdadeiro para A.arabicum-se difícil ou impossível de atravessar esta com A.obesum.
Por simplicidade e praticidade, pois, eu trato todas as variedades como espécies neste website.

Notas e observações sobre as espécies

Adenium Obesum
Uma espécie altamente variável, com uma vasta gama de plantas, folhas e formas das flores. Geralmente muito estéril, embora alguns clones do conjunto de sementes quando é polinizado sozinho. Folhas podem ser pequenas ou grandes, lisas ou tomentoso; crescimento compacto e espesso ou alto e magro, pequeno e caudex gordura ou alto e estreito e cor da flor que vão desde o branco puro com o rosa típico de fundo, quase vermelho escuro.


Swazicum Adenium:

Cores
lilás com flores quase magenta, é suposto ser o hardiest Adenium. Eu gosto por causa de sua cor da flor rara e natureza florífera, bem como o padrão de crescimento compacto. A maioria dos clones são muito flexíveis com hastes de inclinação, mas eu tenho algumas seleções eretas, de crescimento ereto e flores escuras da boa forma.


Eu nunca fui capaz de definir as sementes em um swazicum Adenium. A polinização é bastante difícil porque o tubo da flor é muito mais compacto e mais apertada "lá embaixo" e é difícil expor o estigma, sem quebrar o estilo. Após a polinização engrossa ovário e trava ligado, mas nunca se desenvolve em frutos, mesmo depois de vários meses. Híbrido com A. obesum como o pai vagem são possíveis e estão entre as mais florífera de híbridos Adenium. A. A maioria dos clones swazicum e muitos híbridos são especialmente suscetíveis a infestação do ácaro de aranha.

Arabicum Adenium:

mais ilustres por sua formação caudex notável e relativamente grossas folhas carnudas, este é a rosa do deserto mais suculenta e "similares" das espécies. As sementes são particularmente grandes e dar mudas que rapidamente formam um belo caudex rígido. A forma da planta varia e nós estamos tentando selecionar para o tronco superior e formação de ramificação.


Existem várias formas, como bem documentado na literatura. Um formulário que está sendo vendido em Bangkok inicialmente como "socotranum Adenium" e agora como a cultivar Golden Crown é, em seus melhores seleções, extremamente caudiciform com um anel de galhos no topo da caudex, baixo e gordo. As folhas são relativamente estreitos e longos (lanceoladas), thinner e, em substância, glabro. As flores são típicas, pequenas e rosadas.
Minhas plantas arabicum próprio A. provenientes de uma fábrica modelo que eu adquiri de um colecionador respeitado em Ahmedabad, o falecido Mr.Vinubhai Goghari. Ele próprio recebeu a instalação de um colecionador britânico antes de 1947 como um corte. Esta planta é comum em muitos aspectos, primeiro, tem flores vermelhas (embora numa desfolhada, estado dormente no inverno / primavera), as hastes e pecíolos ter uma coloração avermelhada distintos e as vagens são de gordura e muitas vezes trifurcarda, na verdade, esta é a razão pela qual eu comprei esta planta (cerca de US $ 300) pensar a sua descendência seria aumentar a minha produção de sementes de 50% de uma só vez! Não era para ser, eu não sabia sobre arabicum Adenium, em seguida, e de qualquer maneira, esta planta só conjuntos de sementes com dificuldade.


As folhas da planta são pequenas, suavemente peluda e distintamente suculenta. Sua melhor progênie forma excepcional e folhas semelhantes que muitas vezes são tingidas azulada, tornando-o mais atraente de Adeniums de forma geral da planta. As flores são rosa mais profundo do que o pai, mesmo em nosso calor. As plantas podem ser mantidas secas no inverno por vários meses, este período dormente promove floração.

Adenium somalense


Um robusto, alto e espécies de crescimento rápido. Faz grandes plantas rapidamente e deve ser um item de boa paisagem em áreas livres de geada. Muito fecunda e atravessa livremente. Mesmo mais de A. multiflorum esta espécie é misturado em quase todas as seleções de Adenium em todo o mundo. Um traço comum é que ele deixa sua descendência são as linhas fortes vermelho a descer pela garganta. Foram descartados nossas plantas há muito tempo, em um esforço (apenas parcialmente bem-sucedida) de manter uma linhagem relativamente pura em A. obesum para produção de sementes. Isso foi necessário quando nós crescemos juntos todas as nossas plantas, mas eu agora me arrependi do formulário de plantas modelo muito bonito.

Adenium somalense var. Crispum:

A subespécie foi descoberto há relativamente pouco tempo, é muito diferente do anterior. Minha própria experiência com a espécie está limitada a alguns cortes de Mark Dimmit E.U.A. e em algumas plântulas de Terras Áridas, todos menos um dos quais morreu (possivelmente devido a uma reação ao fungicida Mancozeb). O que impressiona é a densidade da planta, o seu muito característico, folhagens estreitas de mármore e as flores fortemente marcada.


As pétalas são torcidos e enrolados em todos os clones que eu vi (daí o nome específico) e é dominante em seus híbridos. Ela traz padrões nunca antes visto para os híbridos e abre fronteiras a criadores que não imaginavam ser possível. Só o tempo dirá se os esforços de melhoramento com essa espécie nos levará ao exito.

Bohemianum Adenium:


Uma espécie peculiar, com flores semelhantes a A. swazicum mas deixa muito amplo, longos períodos de dormência e pobres características de floração. Nós plantamos algumas plantas, mas nunca tentei usá-lo em qualquer cruzamento. Eu sei de um ou dois híbridos que parecem ter bohemianum A. como um pai. Nunca definiu muitas sementes para mim.

Oleifolium Adenium:
Eu tentei várias vezes, crescendo a partir de sementes, mas as plantas rot sempre durante as monções. Na minha experiência, eles não são de crescimento lento, mas talvez o crescimento rápido sob minhas condições tornaram tão suscetível à podridão. No futuro gostaria de tentar cultivá-las lentamente em condições de baixa de nutrientes.

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Sou amante da arte bonsaísta e me apaixonei pelas adeniuns... adquiri meu primeiro exemplar e gostaria de saber quais os cuidados que devo ter para que ela produza sementes.
    Aqui em rondonia, começou a estiagem e sei que já posso deixa-la a céu aberto. Porém preciso saber mais algumas informações sobre a espécie.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Tem que fazer polenização manual, geralmente com um contonete, mas elas só seguram as vargens quando já tem uma certa idade...

    ResponderExcluir
  3. onde compro???tem como comprar mudas da adenium obesum pela net??meu mail: wm.bahia@hotmail.com

    Abço e obg.
    Wellington

    ResponderExcluir
  4. Tenho algumas plantas de adênium que acho ser da espécie obesum e conseguir fazer a polinização em cinco plantas, cada uma com cerca de 8 vagem de sementes. Será que sã férteis essas sementes e vi em outro site que podem dar de 100 a 150 sementes por par de vagem, isso procede?
    Roque

    ResponderExcluir
  5. Olá, Em primeiro lugar gostei muito de seu blog, muito bacana e esclarecedor. Aproveito a oportunidade de visitar o meu de poemas e poesias: www.bandartigo288.com Com relação a minha dúvida é o seguinte, Meus adenium tem em torno de um ano e meio, pegam sol em torno de pelo menos 4 horas por dia e o substrato é areia de rio grossa (cascalinho) e humus, todas estão verdinhas e florando porém eu perdi uma, eu as rego a cada três dias, posso estar regando demais? Obrigado.

    ResponderExcluir