Páginas, perfil, autor

domingo, 18 de março de 2012

Não plante sementes de adenium no período chuvoso

Neste inicio de ano fiz uma semeadura, depois de quase dois anos sem fazer nenhuma, mesmo com a experiência anterior, cometi um grave erro, ao invetar de semear no período em que mais chove aqui no Maranhão, como resultado, plantei mais de setenta sementes e nasceu bastante, só que com o inverno e suas consequências, o resultado foi desastroso, não resta hoje mais que vinte mudas das mais de quarenta que nasceram, veja as fotos abaixo.

Para o plantio deve se fazer uma espécie de estufa com 'papel filme' aquele que se usa para cobrir alimentos.

As sementes não podem ser 'plantadas', ou seja, enterradas no substrato, pois se fizermos isso elas irão apodrecer e não vão nascer, por isso, deixa elas apenas sobre o solo, como mostrado na imagem.

Esta espécie de estufa, ajuda a reduzir a evaporação da água, mantendo as sementes úmidas e evitando que toda hora seja regadas, o que acarretaria no apodrecimento delas. 

Em pouco mais de dez dias as sementes começaram a nascer.

Pela segunda vez consecutiva nasceu uma semente cuja planta era albina, isso mesmo, essa manchinha branca é uma adenium albina. Morreu é claro, porque as plantas precisam de Sol, porém o albinismo é incompatível com a luz.

Se percebe que as mudinhas logo começam a  a mostrar sua característica, o caule peculiar.




Três meses depois as mudas estão no ponto de serem transplantadas para vasos individuais.

2 comentários:

  1. Pois é amigo,eu também semeei sementes de adenium obesum,mas eu as enterrei,nasceram 70% das sementes,mas me disseram que a terra tinha que ser com pouco nitrogênio,o resultado foi muito ruim,as plantas começaram ficar fracas e a apodrecer,então eu as mudei pra uma terra muito boa com muito nitrogênio,as plantas dispararam e com 7 meses de idade em pleno inverno a maioria já está com flores. Isto que eu sou do RS,me disseram que com menos de 10 graus elas morrem,é mentira,elas aguentaram temperaturas de 3 graus sem sofrer muito,estão lindas e a maioria está florindo,só quero ver na primavera,aí sim elas vão se cobrir de flores

    ResponderExcluir
  2. Minha rosa do deserto deu vagem, gostaria de saber quando posso colhe-las pra que eu possa semear?

    ResponderExcluir