Páginas, perfil, autor

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semeando sementes de rosas do deserto (Adenium obesum)

Para começar devemos escolher um substrato que as sementes serão semeadas.
Qual o melhor substrato? Aquele em que a primeira raiz não encontrará dificuldade para se fixar, logo quando mais 'mole' for ele melhor será para a raiz inicial. Eu indico o uso de húmus, casca de pinus em pó, carvão em pó... Areia? Parei de usar, areia ajuda a reter um pouco mais de água, mas para raiz inicial sempre é um problema para se fixar com um substrato rico em areia. Quanto mais matéria orgânica o substrato possuir melhor será para a planta.
Todo o substrato deve ser misturado e peneirado.
Depois do preparo do substrato vem a vasilha que você pretende usar.
Bem, se você for semear muitas sementes e de apenas uma ou duas variedades pode usar uma vasilha grande. Se for semear poucas sementes e de mais algumas variedades pode usar copos descartáveis brancos para semear em cada copo uma semente. Por que isso? Colocando cada semente em apenas um compartimento a mudinha crescerá com amplo espaço, lembrando que a muda deve ficar na vasilha por pelo menos 3 ou 4 meses até está forte o suficiente para ser transplantada.
Semeando as sementes.
Depois de preparar o substrato e a vasilha que você vai usar é hora de semear de fato! Coloque as sementes de molho por 4 a 8 horas, as sementes devem ficar de molho para se reidratarem e quebrar a dormência para iniciar a germinação. Recomendo o uso de uma gota de água sanitária na água que você irá colocar as sementes de molho. Para que a água sanitária? Ela ajuda a eliminar parte das bactérias que podem atacar as sementes e levá-las ao apodrecimento.
Depois que colocar as sementes de molho você deve regar o substrato para poder fazer a semeadura. Eu recomendo o uso de uma ou duas colheres de água sanitária em um litro de água para regar o substrato, assim ajuda a eliminar parte das bactérias e fungos do substrato evitando que as sementes venham apodrecer.
Depois de todo o processo apenas deite as sementes sobre o substrato, nada de enfiar elas no substrato, isso pode levar ao total apodrecimento delas!
Usar ou não estufa na semeadeira?
Só recomendo o uso de estufa ou seja plástico cobrindo a vasilha que você vai semear se você não puder borrifar água duas ou três vezes ao dia. Se você não tiver tempo para borrifar água nelas ao menos duas vezes por dia, coloque o plástico, mas se você tiver tempo para borrifar água nelas em diferentes horas no dia, não use o plástico. O uso da estufa cria um micro-clima o que ajuda na proliferação de fungos e a consequente perda de sementes.
E depois que semear as sementes?
Depois de preparar o substrato, por ele na vasilha, irrigar e deitar as sementes nele, você deve manter a umidade nas sementes, nem umidade demais e nem umidade de menos, se as sementes secarem afetará sobremaneira o processo todo e se molhar demais o risco de apodrecimento será igualmente grande.
Detalhe importante: onde por a vasilha? Ponho no claro, ou seja, em local que o sol não incida diretamente, se as sementes ficarem diretamente ao sol irão cozinhar!
Mantenha o uso do borrifador duas ou três vezes ao dia (No caso de não usar a estufa; se usar a estufa borrife no máximo uma vez por dia). Pode usar uma colher de chá na água sanitária na água que você irá borrifar as sementes. Isso ajuda a manter as bactérias meio longe das sementes.
Depois que as sementes nascerem
Depois de 4 a 5 dias a raiz principal será visível, mantenha as sementes úmidas com leves borrifadas de água. Com dez dias as sementes irão penetrar a raiz principal e já estará de pé, a casca tende a cair e as duas folhas iniciais aparecerão.
As sementes que aparecerem a raiz mas não penetrarem no substrato você deve cavar um buraquinho no substrato com um palito e em seguida colocar delicadamente a raiz dentro do buraquinho que você fez, apenas nessas circunstâncias você deve tocar nas sementes, fora esse caso não toque nas sementes de jeito nenhum! Esse exemplo de enfiar as raízes é depois de decorrido dez dias!
Bem, quando todas as sementes estiverem com as duas folhinhas visíveis depois de dez dias, aí você poderá colocar-las ao sol da manhã, apenas até as 9 horas da manhã! Deixe elas uns quinze dias pegando o sol da manhã até as 9 horas, depois recolha elas para sobra. Bem, transcorridos um mês de nascidas e com cerca de dois a três pares de folhas você poderá deixar suas mudinhas no sol o dia todo, só se fizer esse processo de adaptação inicial. Passado essa fase, e deixando elas ao sol o dia todo, nunca esqueça de regar as mudinhas antes de por no sol e depois que recolher elas do sol. Regue sem medo, até os seis meses iniciais as adeniuns gostam muito de muita umidade, só depois dos seis meses é que a regas devem ser mais controladas.
Regra principal: deixe as mudinhas direto no sol, mas não deixe o substrato secar, se o substrato secar as plantas secarão juntos e provavelmente morrerão!
Devo fazer poda nas mudinhas?
A poda nas mudinhas é outro detalhe a ser considerado. Depois que elas tiverem seis pares de folhas você poderá podar o broto principal com lamina de aço inoxidável secar a parte principal e por canela em pó sem açúcar. Devo podar a raiz principal? Poda de raiz é o meio mais fácil de matar sua planta!
Mudas no ponto de fazer a poda.
Transplantado sua mudinha
Decorridos os três ou quatro meses você deverá transplantar sua mudinha de adenium. Como proceder? Dilua um copo americano de cal virgem (usado para pintar casas) em dois litros de água. Use essa mistura para molhar no locar da raiz principal de sua muda. O cal ajuda a evitar o apodrecimento das raízes depois que você abalou para o processo de transplante. O transplante deve ser feito depois de quarenta e cinco dias após a poda do broto principal. Decorridos esses três a quatro meses iniciais, o transplante para um vaso maior irá ajudar a sua planta a crescer mais e já se preparar para florir.

2 comentários:

  1. Comprei 10 sementes num site gringo. Acho que vou semear individualmente, fazendo a estufa de garrafa pet mas usando garrafa de água mineral.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu estou começando a cultivar Rosas do Deserto. Plantei 12 sementes em agosto, mas apenas 6 se desenvolveram, sendo que 1 delas está estacionada: só tem 1 folha e não cresce há dois meses.
    Bem, agora tenho 5 mudas com mais de 5 pares de folhas. Gostaria de transplantá-las. Seu post me deixou duas dúvidas:
    1) Primeiro devo podar o broto principal superior, então aguardar 45 dias para o transplante?
    2) A mistura de cal e água deve ser borrifada nas raízes após a retirada do vaso em que está ou devo regar a terra atual com essa mistura?
    Obrigada.

    ResponderExcluir