Páginas, perfil, autor

domingo, 27 de julho de 2014

Dicas básicas de como cuidar de sua rosa do deserto

Geralmente as pessoas que têm adenium inunda as mensagens da página quase que com as mesmas perguntas. 

Minha adenium não florece...Minha adenium está com o caudex mole...Minha adenium não dá vagem...Minha adenium tem uma folha amarela...

Vou tentar ser didático:
Se sua adenium ainda não floresceu, 1° Deve ser muito nova, menos de um ano. 2° Se tiver frio elas irão estacionar, isso se não caírem todas as folhas. 3° Ela não deve estar pegando sol as 5hs que se recomenda, não adianta deixar na varanda ou em jardins de inverno onde ela apenas ver a luz, elas precisam que o sol incida diretamente sobre elas. 4° Substrato ruim, as pessoas as vezes usa apenas areia e acha que sua planta vai deslanchar, não elas precisam de matéria orgânica. Observando tudo isso e sua planta não florir, deve ser um problema bem sério! 

Minha adenium está com o caudex mole...
As adeniuns são plantas suculentas, o que isso quer dizer? Elas reservam grande quantidade de nutrientes para se manterem, a famosa batata, ou seja o caudex. Elas devem ser regadas muito pouco, a regra é simples: secou regou! Mas secar não apenas superficialmente, mas todo o substrato. Por que elas apodrecem as raízes e o caudex? Porque você molha demais! 99% do apodrecimento do caudex se dá por excesso de água, reguando demais as raízes incham e explodem, aí as bactérias e fungos do substrato sobem e apodrecem a batata, ou quando você rega muito ou quando o vaso tem poucos buracos, eu recomendo mais de dez buracos por vaso. O inverso do apodrecimento do caudex é a desidratação, se você não regar o caudex vai murchar, basta voltar a regar aos poucos o caudex volta ao normal.

Minha adenium não dá vagem....
Se você não tiver polinizado com um pincel e não tiver uma colméia em sua casa dificilmente você terá vagebs em sua planta. Quando sua planta está apta a dá vagem? Na hora que tiver flores.

Minha adenium tem uma folha amarela...
Bem, as plantas têm seu ciclo natural e elas tendem a cair! Só devemos ficar em alerta quando muitas folhas começarem a amarelar. 

Portanto não esqueça, para não ter problemas com as rosas do deserto basta por elas no sol e regar pouco!

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Preciso de ajuda!
    Ganhei uma rosa do deserto com folhas e flores, porém, as flores murcharam e caíram, as folhas amarelaram quase que todas de uma vez e também caíram...
    Aproveitei pra trocá-la de vaso por outro pouco maior. As raízes já estavam atrofiando no vaso pequeno....
    Coloquei pedriscos no fundo do vaso e uma mistura de húmus de minhoca com substrato de coco e areia grossa, com alguns pedriscos no meio. Podei a planta ( Apenas os galhos) e coloquei no novo vaso. Não reguei, pois o húmus de minhoca umideceu o substrato durante a mistura. Hoje, a terra já esta seca. Mas não sei se devo regar ou não. É nessa parte que preciso de ajuda:
    O caudex e um pedaço da raiz ( o pedaço que aparece junto ao caudex) esta amarelado (amarelando) e ao tocar, notei que esta um pouco murcho ou mole. Notável apenas ao tocar. Bem pouca coisa mesmo.
    Isso é normal? Ela esta morrendo? O que devo fazer? Retiro ela toda com raiz e deixo secar como alguns recomendam, ou devo apenas regá-la mais vezes? Não sei se é excesso de água ou se é falta da mesma. Se, ainda há como recuperá-la, como fazer isso. Enfim, estou desesperada. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  2. A minha aconteceu isso, a raiz ficou mole. Passei a molhar todos os dias e, em pouco tempo, voltou ao normal.

    ResponderExcluir